Acredito que você já tenha ouvido falar em educomunicação, termo criado
por meio da união entre educação e comunicação. Ou então em edtech,
sigla, em inglês, que se refere à junção de educação e tecnologia.
Conceitos como esses, que unem educação com alguma outra área, já vêm se
tornando bastante populares, enquanto outros, ainda timidamente, tentam
marcar presença. É o caso do edutainment, metodologia criada a
partir da junção das palavras education (educação) + entertainment
(entretenimento), que usa elementos divertidos, como games, filmes,
seriados de TV, aparelhos móveis e até robôs inteligentes, desenhados
para se tornarem educativos. “Muitas pessoas associam o edutainment
a uma ferramenta tecnológica, quando na verdade o que deve estar por
trás de qualquer robô ou jogo carismático é a metodologia que ele
desenvolve, que precisa ajudar o professor a melhorar a curva de
aprendizado de seus alunos”, afirma Antônio Valério Netto, cofundador e
diretor de educação e tecnologia da XBot,
uma das primeiras empresas brasileiras criadas para fabricação e
comercialização de robôs móveis inteligentes para a área de edutainment.
Especialistas no tema afirmam que, além de atrair e prender a atenção
dos estudantes, a ideia é também ajudar a reduzir a evasão escolar. Isso
acontece porque a metodologia aumenta a motivação e engajamento dos
alunos, e uma das principais vantagens do uso do edutainment é tornar o professor
um designer de planos de aulas, não trabalhar de forma conteudista, mas
utilizar a prática para melhorar competência, ou seja, mudar a forma
como a informação é passada ao estudante.”
Vamos praticar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recadinho e/ou comentários!