27 de ago. de 2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC ESTÁ COM INCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO NA ÁREA DE EDCUAÇÃO


A UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz, está com inscrições abertas para os Cursos de Mestrado Profissional em Educação e também na área de Química. Além dos Mestrados, também está aberto o Edital de Inscrição para Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.



Para ter aceso aos editais acesse o link abaixo

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE ILHÉUS PROMOVE CURSO CAPACITA

Início do curso Capacita no dia 26/08 na sede da SEDUC
Para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem através das ferramentas tecnológicas  o NTM através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Ilhéus lança o Curso Capacita 2019, curso Instrucional de Informática, oferecido na modalidade presencial e a distância, recomendado a docentes e não docentes da Educação Básica, que atuam em turmas de Educação Infantil e Educação Fundamental anos iniciais e anos finais que dialogam com o interesse no uso das tecnologias digitais em sala de aula e nos demais setores das escolas.
O curso acontece na sede da SEDUC, Avenida Canavieiras, antiga Defensoria Pública do Estado da Bahia, nos dias 26,27,28,29,e 30/08/2019 com carga horária de 40H.
Esse primeiro momento, o curso foi oferecido para os estagiários que atuam nos setores  da SEDUC.

5 de ago. de 2019

EDUTAINMENT/EDUCOMUNICAÇÃO: VOCÁBULOS PRESENTES NO DIA A DIA DO FAZER PEDAGÓGICO



Acredito que você já tenha ouvido falar em educomunicação, termo criado por meio da união entre educação e comunicação. Ou então em edtech, sigla, em inglês, que se refere à junção de educação e tecnologia. Conceitos como esses, que unem educação com alguma outra área, já vêm se tornando bastante populares, enquanto outros, ainda timidamente, tentam marcar presença. É o caso do edutainment, metodologia criada a partir da junção das palavras education (educação) + entertainment (entretenimento), que usa elementos divertidos, como games, filmes, seriados de TV, aparelhos móveis e até robôs inteligentes, desenhados para se tornarem educativos. “Muitas pessoas associam o edutainment a uma ferramenta tecnológica, quando na verdade o que deve estar por trás de qualquer robô ou jogo carismático é a metodologia que ele desenvolve, que precisa ajudar o professor a melhorar a curva de aprendizado de seus alunos”, afirma Antônio Valério Netto, cofundador e diretor de educação e tecnologia da XBot, uma das primeiras empresas brasileiras criadas para fabricação e comercialização de robôs móveis inteligentes para a área de edutainment.


Especialistas no tema afirmam que, além de atrair e prender a atenção dos estudantes, a ideia é também ajudar a reduzir a evasão escolar. Isso acontece porque a metodologia aumenta a motivação e engajamento dos alunos, e uma das principais vantagens do uso do edutainment é tornar o professor um designer de planos de aulas, não trabalhar de forma conteudista, mas utilizar a prática para melhorar competência, ou seja, mudar a forma como a informação é passada ao estudante.”
Vamos praticar?
 

UESC ABRE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR

O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, no uso das suas atribuições torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Saúde Escolar,lato sensu.
Para maiores informações, acesse o link abaixo.

2 de ago. de 2019



 A plataforma AVAMEC está com inscrições abertas, de vários cursos, dentre eles o de
Tecnologia da Informação e Comunicação, destinado a quem se interessa em discussões
a respeito do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. Visto
que para atuar em atividades que envolvem ferramentas tecnológicas, ou seja, de uma
realidade digital conectada, a pessoa precisa conhecer bem o cenário atual dos recursos
tecnológicos e as possibilidades.
O Curso está dividido em cinco minicursos de TICs, que estão estruturados da seguinte forma:
                   
                 
                     



Minicurso I: O estudante de EaD: como se organizar para os estudos em ambiente virtual de aprendizagem (10hs)
Minicurso II: Sociedade em rede (10 hs)
Minicurso III: Educação a Distância (10hs)
Minicurso IV: Mídias na educação (12 hs)
Minicurso V: Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis (8hs)
Trata-se de curso gratuito, mas que exige empenho e dedicação do participante, visto que precisa ler todo o conteúdo, realizar as interações e as atividades que se encontram no final de cada minicurso. Para ser aprovado e obter a “Declaração”, o participante precisa atingir, no mínimo, 50% de aproveitamento em cada minicurso.
As inscrições poderão ser feitas neste link: http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/labtime/curso/2221/visualizar
Acesso em: 02.08.2019