14 de fev. de 2019

NATIVO DIGITAL E IMIGRANTE DIGITAL: O QUE SIGNIFICAM?


No mundo globalizado, estes dois termos estão sendo bastante discutidos por estudiosos da área de Educação Tecnológica e levando em consideração as transformações da sociedade atual, com a evolução da tecnologia e educação, o desafio dos educadores é adequar seus planos de aula às necessidades da chamada Geração Touch Screen ou nativos digitais e inserir atividades para os imigrantes digitais, pessoas que acompanharam e acompanham essas mudanças. 
É  importante  admitir que precisamos ter a consciência da necessidade de inovar a forma como planejamos nossas aulas e oferecemos os estímulos no processo de ensino‐aprendizagem. Devemos ensinar habilidades do pensamento e técnicas de estudo que o aluno possa usar ao longo de sua vida. Esta é a postura de educar uma pessoa e educar uma sociedade, uma nação, uma cidadania global, aí vem a importância de entender este mundo e as mudanças no sistema educacional através das tecnologias.
VAMOS CONHECER AGORA O NATIVO DIGITAL- GERAÇÃO TOUCH SCREEN E  O IMIGRANTE DIGITAL - GERAÇÃO X

NATIVO DIGITALOs nativos digitais já nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia. Percebe-se a facilidade no manuseio, compreensão rápida dos sistemas e facilidade em realizar tarefas utilizando-os.

Esse termo NATIVO DIGITAL foi criado pelo escritor norte-americano Marc Prensky para distinguir indivíduos que nasceram a partir da década de 1980 e cresceram na sociedade forjada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Contrariamente às gerações precedentes à evolução tecnológica, os nativos digitais são ‘falantes naturais’ da linguagem digital (imagens, abreviaturas, emoticon, etc.), dominam a utilização dos mais diversos meios e ferramentas de comunicação e apresentam uma maior inclinação para aproveitar e aplicar as potencialidades oferecidas tanto a nível pessoal como profissional.

Trata-se de indivíduos que preferem aceder à informação de forma aleatória, anseiam por gratificação instantânea e recompensas e vivem da partilha nas redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter, que lhes permitem contar as suas histórias. Para além disso, os nativos digitais são ativos (a facilidade de acesso à informação dotou os indivíduos de duplo papel de consumidor e produtor de conteúdos, incitando-os à acção), comunicativos (o advento da Internet diminuiu a distância física, passando os indivíduos a estar em comunicação constantemente), impacientes (quanto maior a quantidade de informação disponível, mais forte é o desejo de receção rápida e eficaz) e hábeis em multitarefas (a utilização de diversos meios e ferramentas de comunicação foi propícia ao desenvolvimento da capacidade de multitasking, como por exemplo ver televisão e escrever uma mensagem ao mesmo tempo).

IMIGRANTE DIGITAL:  Pessoas em idade entre 30/35 e que foi pego já em idade adulta pelo advento da internet. As pessoas que fazem parte deste grupo – quase metade da humanidade em idade produtiva, do ponto de vista do trabalho – compreendem a nova realidade representada pela digitalização da produção, do consumo e das relações humanas. Uma luta entre o "velho Mundo e Novo Mundo" .
Vale salientar que nem todos os jovens são nativos digitais assim como nem os Adultos da geração X são distanciados dos recursos tecnológicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho e/ou comentários!