28 de fev. de 2019

NTM REALIZA FORMAÇÃO INTERNA COM SUA EQUIPE




Foi realizada nesta última terça-feira, 26 de fevereiro na sede do Núcleo de Tecnologia Municipal- NTM a oficina: "Conhecendo alguns aplicativos do Google Chrome" como instrumentos facilitadores no processo de comunicação entre os profissionais deste núcleo para aprimorar e socializar com os demais profissionais da área de Educação estes instrumentos que tanto estão sendo utilizadas em diversas áreas principalmente no campo da Educação.
oficina Google Docs

Neste primeiro encontro foi trabalhado o surgimento do Google Docs e seus recursos, sendo principiado pelo editor de texto e compartilhamento coletivo entre os participantes.
Outras oficinas acontecerão dando continuidade ao trabalho com o objetivo de aperfeiçoar o uso destes recursos e acompanhar a celeridade do uso das tecnologias que estão em voga.
 

26 de fev. de 2019

Edital 05/2019/PRPGI/EaD-CIÊNCIA É 10( ESPECIALIZAÇÃO EAD PELO IFBA)

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Coordenação Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em conformidade com o Edital DED/CAPES nº 05/2018 – que prevê a oferta de vagas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o preenchimento de 240 (duzentas e quarenta) vagas para o curso de Pós Graduação Latu Sensu de Especialização em Ensino de Ciências para Anos Finais do Ensino Fundamental, ora denominado Ciência é 10!, na modalidade à distância, oferecido no primeiro semestre de 2019, regidos por esse edital.


Downloads



19 de fev. de 2019

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DORIVAL DE FREITAS




Nessa última sexta-feira, 15 de fevereiro, a Escola Municipal do Pontal recebeu um novo nome oficialmente: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DORIVAL DE FREITAS. Uma das personalidades mais respeitadas da história regional,  professor Dorival de Freitas exerceu os cargos de diretor do Instituto Municipal de Educação, vice-diretor do Colégio Estadual de Ilhéus, diretor do Centro Integrado Rômulo Galvão, gerente de Seleção e Orientação da Uesc, chefe de gabinete da Reitoria da Uesc e diretor de Revisão da Editus, a editora daquela universidade, onde lecionou História da Filosofia Antiga e Medieval, Metafísica e Direito Constitucional.
Foi também professor titular de Cosmologia, no curso de Filosofia e de História da Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus (ITI) e membro da Academia de Letras de Ilhéus, onde ocupou a cadeira número 11.
Fez-se presente nesse evento, a Secretária de Educação de Ilhéus, Professora Eliane Oliveira, Antônio Carlos Oliveira da Luz, Coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal- NTM, além do prefeito Mário Alexandre e a ex Reitora da UESC, René Albagli.

14 de fev. de 2019

NATIVO DIGITAL E IMIGRANTE DIGITAL: O QUE SIGNIFICAM?


No mundo globalizado, estes dois termos estão sendo bastante discutidos por estudiosos da área de Educação Tecnológica e levando em consideração as transformações da sociedade atual, com a evolução da tecnologia e educação, o desafio dos educadores é adequar seus planos de aula às necessidades da chamada Geração Touch Screen ou nativos digitais e inserir atividades para os imigrantes digitais, pessoas que acompanharam e acompanham essas mudanças. 
É  importante  admitir que precisamos ter a consciência da necessidade de inovar a forma como planejamos nossas aulas e oferecemos os estímulos no processo de ensino‐aprendizagem. Devemos ensinar habilidades do pensamento e técnicas de estudo que o aluno possa usar ao longo de sua vida. Esta é a postura de educar uma pessoa e educar uma sociedade, uma nação, uma cidadania global, aí vem a importância de entender este mundo e as mudanças no sistema educacional através das tecnologias.
VAMOS CONHECER AGORA O NATIVO DIGITAL- GERAÇÃO TOUCH SCREEN E  O IMIGRANTE DIGITAL - GERAÇÃO X

NATIVO DIGITALOs nativos digitais já nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia. Percebe-se a facilidade no manuseio, compreensão rápida dos sistemas e facilidade em realizar tarefas utilizando-os.

Esse termo NATIVO DIGITAL foi criado pelo escritor norte-americano Marc Prensky para distinguir indivíduos que nasceram a partir da década de 1980 e cresceram na sociedade forjada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Contrariamente às gerações precedentes à evolução tecnológica, os nativos digitais são ‘falantes naturais’ da linguagem digital (imagens, abreviaturas, emoticon, etc.), dominam a utilização dos mais diversos meios e ferramentas de comunicação e apresentam uma maior inclinação para aproveitar e aplicar as potencialidades oferecidas tanto a nível pessoal como profissional.

Trata-se de indivíduos que preferem aceder à informação de forma aleatória, anseiam por gratificação instantânea e recompensas e vivem da partilha nas redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter, que lhes permitem contar as suas histórias. Para além disso, os nativos digitais são ativos (a facilidade de acesso à informação dotou os indivíduos de duplo papel de consumidor e produtor de conteúdos, incitando-os à acção), comunicativos (o advento da Internet diminuiu a distância física, passando os indivíduos a estar em comunicação constantemente), impacientes (quanto maior a quantidade de informação disponível, mais forte é o desejo de receção rápida e eficaz) e hábeis em multitarefas (a utilização de diversos meios e ferramentas de comunicação foi propícia ao desenvolvimento da capacidade de multitasking, como por exemplo ver televisão e escrever uma mensagem ao mesmo tempo).

IMIGRANTE DIGITAL:  Pessoas em idade entre 30/35 e que foi pego já em idade adulta pelo advento da internet. As pessoas que fazem parte deste grupo – quase metade da humanidade em idade produtiva, do ponto de vista do trabalho – compreendem a nova realidade representada pela digitalização da produção, do consumo e das relações humanas. Uma luta entre o "velho Mundo e Novo Mundo" .
Vale salientar que nem todos os jovens são nativos digitais assim como nem os Adultos da geração X são distanciados dos recursos tecnológicos. 



SERVIDOR PÚBLICO DE ILHÉUS: NOVAS ORIENTAÇÕES PARA CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS!

A Prefeitura de Ilhéus promoveu, nesta última quarta-feira (13/2), o 9° Ciclo de Orientações CGM, com o tema “Novas regras para autorização de viagens oficiais de agentes públicos no âmbito do Poder Executivo do Município, com concessão de passagens e diárias”. O  objetivo do encontro é de orientar os servidores municipais que desempenham atividades de elaboração de solicitações de passagens e diárias destinadas aos agentes públicos do Município de Ilhéus, bem como suas respectivas comprovações, quando estes realizarem viagens oficiais de interesse ou a serviço da Administração Municipal, em virtude da nova regulamentação estabelecida pelo Decreto n°. 014/2019, assinado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
O novo decreto visa dar eficiência ao processo de solicitação e concessão de passagens e diárias, implantar mecanismos de controle mais eficazes nas comprovações e implementar boas práticas de transparência na utilização de recursos públicos com estas finalidades.

12 de fev. de 2019

ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS COMEÇOU NA SEGUNDA-FEIRA, 11/02

Resultado de imagem para imagem volta as aulas 2019 png
         A SEDUC informa que as aulas da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus, foram iniciadas nessa segunda-feira, 11/02/2019.
A equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal de Ilhéus-BA- NTM, deseja a toda comunidade escolar um ano letivo de 2019 com muitas vitórias e um processo educacional efetivo com muita  produtividade em todas as áreas de conhecimentos. 
AVANTE 2019!!!!! 

7 de fev. de 2019

JORNADA PEDAGÓGICA DA SEDUC- ILHÉUS DISCUTIU SOBRE CURRÍCULO: IDENTIDADES, DIVERSIDADES E CONTEXTOS

Com a participação de todos os profissionais da rede municipal de ensino, representados em suas 53 unidades escolares, a Secretaria de Educação de Ilhéus promoveu a Jornada Pedagógica 2019, nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro com o tema: “Currículo: Identidades, Diversidades e Contextos”.

Na sexta-feira (1º) e segunda-feira (4), a Jornada Pedagógica foi realizada nas unidades escolares. No dia 5, aconteceram debates e palestras no Centro de Convenções, Faculdade Madre Thaís e Teatro Municipal de Ilhéus. Em cada local foram oferecidos minicursos, de acordo com cada modalidade de ensino.

Equipe NTM e Professora Eliete da SEDUC

A programação foi elaborada com o objetivo de possibilitar a troca de experiências sobre ensinar e aprender de forma coletiva, fortalecendo assim o processo educativo e suas responsabilidades.

David Ohara- UESC

Além dos professores, participaram das atividades orientadores, supervisores, diretores, vice-diretores, secretários e demais profissionais, não docentes, e membros dos Conselhos de Educação. O encerramento da programação, no dia 5, foi marcado por momento cultural, participação do GAP (Grupo de Amigos da Praia) e David Ohara, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ilhéus
Enilda Mendonça- APPI com a Secretária Eliane Oliveira e Luciane Cunha- Diretora Pedagógica da SEDUC

Para a Educação Infantil foram discutidas as  “As 10 competências gerais da BNCC e a prática docente”, no Teatro Municipal de Ilhéus. Para os Professores dos Anos Iniciais e EJA I, o tema trabalhado foi “Avaliação por habilidades e competências”, no auditório principal no Centro de Convenções. 

Cristiano Bahia
Gabrielli e Adriane- Professoras  Formadoras do  NTM

Já para os Professores dos Anos Finais e EJA II, o debate foi sobre  “A BNCC e os desdobramentos na prática pedagógica docente”, na Faculdade Madre Thaís.Parabéns a equipe SEDUC  por mais um trabalho voltado para a melhoria da qualidade da Educação e o fortalecimento de ações positivas para o processo educacional.Parabéns a equipe do NTM- Núcleo de Tecnologia Municipal e a todos os estagiários que se dedicaram nesse evento.As aulas da Rede Municipal  2019, está marcada para iniciar no dia 11 de fevereiro do corrente ano.

Um bom ano Letivo para todos os atores envolvidos no processo educacional!