Diante
do contexto atual no qual as tecnologias tem feito parte da vida cotidiana da
sociedade, a escola não pode ficar à margem dessa realidade, uma vez que, os
alunos tem acesso a grande quantidade de informações num pequeno intervalo de
tempo e essa dinâmica a escola não tem acompanhado.
Nessa
perspectiva, atualmente tem-se pensado metodologias diferenciadas que possam
contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula utilizando
as tecnologias digitais, as quais os estudantes têm familiaridade nos diversos
espaços que convive. Das diversas ferramentas tecnológicas que tem sido
utilizada estão os jogos digitais os quais possibilitam o desenvolvimento de
diversas habilidades nas crianças e adolescentes.
Um
dos principais aspectos observados quando se utiliza os jogos na prática
pedagógica é o interesse dos estudantes, uma vez que, os jogos já fazem parte
da vida deles, os quais dedicam horas de seu dia concentrados nos diversos jogos
digitais. Utilizar os jogos com objetivos pedagógicos pode ser uma estratégia
para despertar o interesse desse público para com as tarefas escolares.
De
acordo com Ramos e Segundo (2018) os jogos digitais desenvolvem habilidades
cognitivas, visuais e proporciona aos estudantes adquirirem a capacidade de
atenção possibilitando perceber vários objetos ao mesmo tempo, executando
vários comandos, simultaneamente.
Nesse
sentido, percebe-se que, por meio dos jogos digitais, é possível agregar ao
lúdico à aprendizagem e ao desenvolvimento de diversas competências e
habilidades que contribuem para o desenvolvimento do sujeito de forma integral.
Por isso, Alves e Bianchin (2010) ressaltam a importância do interesse dos
professores estudarem para melhor explorarem jogos em sala de aula como meio de
desenvolvimento humano com foco em aspectos sociais, criativos, afetivos,
históricos e culturais.
Porém,
é necessário que a utilização de jogos, assim como qualquer outro software
educacional, aconteça de forma orientada e planejada com objetivos pedagógicos
estimulando a interação, o ensino por descoberta e o interesse em aprender
determinados conteúdos.
Assim
sendo, pontua-se a importância de inserir os jogos digitais na prática
pedagógica como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem
nas diversas áreas de conhecimento na busca pela formação integral do
indivíduo.
Referências:
ALVES,
Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista
Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200013. Acesso em 05
de junho de 2018.
RAMOS,
Daniela Karine; SEGUNDO, Fabio Rafael. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a
atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação e Realidade, v. 43,
n. 2, p. 531, 2018. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/9ddfd2ff381fe9d88c81636315f282a2/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2047726. Acesso em 22
de maio de 2018.
Thaís
Barbosa Moura
Mestre
em Educação em Ciência-UESC
Licenciada
em Ciências Biológicas-UESC
Secretaria
Municipal de educação- SEDUC
Professora
Formadora do Núcleo de Tecnologia Municipal Ilhéus-Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recadinho e/ou comentários!