4 de dez. de 2018

CONHEÇA O PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA.




O NTM- Núcleo de Tecnologia Municipal e SEDUC- Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus aderiram junto ao MEC, O Programa de Inovação Educação Conectada com o objetivo de universalizar o acesso á Internet em alta velocidade e o uso das tecnologias digitais na Educação Básica. No caso do município de Ilhéus, em todas as escolas de Educação Infantil, Educação Fundamental I e II.

O coordenador Geral do NTM, professor Antônio Luz juntamente com o professor Ramiro Ramos e Diretoria Pedagógica estão participando ativamente desse processo para que nossas escolas possam estar inseridas neste modelo de Educação.


                                                                        VÍDEO 1

VÍDEO 2


26 de nov. de 2018

QUAIS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS SÃO DEFENDIDAS PELA BNCC?




Um dos assuntos que mais tem sido discutidos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o desenvolvimento das 10 competências que irão se articular na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores dos alunos de Ensino Básico. 
Hoje a BNCC apresenta  dois itens que trazem a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades humanas. São elas:

Competência 4: Utilizar diferentes linguagensverbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Aqui, o digital aparece como uma das diferentes linguagens que necessita ser utilizada de forma híbrida a outras formas de comunicação. A competência relembra a importância de uma experiência mais completa através de diferentes formatos de expressão e plataformas. Hoje o ensino possui um foco maior na leitura e escrita, enquanto há tantas outras necessidades a se pensar.
Também fica nítido o quanto o digital não vem para substituir por completo a forma de se comunicar dos alunos. É preciso que eles encontrem uma maneira de absorver e sintetizar o conhecimento pelas diferentes linguagens, incluindo aquelas que são pouco exploradas, como a corporal, porém com propósitos definidos de aplicação prática.  O digital com certeza representa uma dessas linguagens, apenas não é a única.

Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Já a quinta competência que se segue à anterior, foca na tecnologia digital de maneira mais específica. Ao entender sua abrangência e inevitabilidade nas mais diversas circunstâncias, o item apresenta um objetivo de seu uso acompanhado de entendimento e responsabilidade.
Afinal, por maior que seja o senso de interatividade aparente, desenvolver o próprio protagonismo não só daquilo que chega, como do que é assimilado e transformado, é um dos grandes dilemas em uma era de excesso de informações e fontes tendenciosas que se apoiam no conceito de viralização.
Em essência, os dois itens têm forte ligação com as novas maneiras de se assimilar informação e se expressar com objetivos que impactem não só a realidade individual como a coletiva. Isso porque ao se pensar que a tecnologia possui uma cultura fortemente atrelada à internet e às interações em rede, as consequências do seu bom e mal-uso são facilmente amplificadas, o que reforça ainda mais a urgência da temática pelo viés do senso crítico que apresentam as duas competências da BNCC.

8 de nov. de 2018

REDES SOCIAS: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

As redes sociais fazem parte de nossas vidas, ocupam um expressivo tempo de nossos dias, se tornaram muito mais do que ambientes de encontros e conversas, mas são canais de entretenimento, de comunicação, de mídia, de marketing, de comércio etc. Somos seres conectados, digitais, sociais, isso é inegável. Mas, você já parou para pensar como o uso das redes sociais afeta nossas vidas? Quais são as vantagens e as desvantagens ao utilizar as redes?
VANTAGENS

  1. As redes sociais nos proporcionam uma grande facilidade para comunicação, pois permitem conexões com um monte de gente, independente se elas estão na mesma cidade que nós ou em outro país. Não é nenhum segredo que a comunicação virtual se tornou muito mais atraente para muitas pessoas. Em tempos de atualização social, uma grande quantidade de pessoas está solitária, e, para elas, a comunicação online é essencial.
  2. A busca por velhos amigos, familiares, etc. A rede social nos dá a possibilidade de encontrar pessoas que mudaram de cidade há muito tempo, colegas e até familiares. Podemos nos comunicar com eles nas redes sociais e encontrá-los na vida real. Alguns anos atrás, apenas poderia se sonhar com tal possibilidade
  3. Encontrar novos amigos e conhecer novas pessoas. As redes sociais oferecem grandes possibilidades de namoro e também de amizade. Devido à grande quantidade de usuários, as redes sociais fornecem a possibilidade a todos os membros de descobrirem amigos de acordo com seus interesses e hobbies.
  4. Possibilidades incríveis para encontrar ofertas de emprego. As redes sociais podem ser bem utilizadas como anúncios de internet e, olhando para o número de visitantes, são anúncios muito eficazes.
  5. A possibilidade de participar de grupos de discussão é outro ponto positivo das redes sociais. Existem grupos que reúnem pessoas interessadas em trocar informações sobre uma série de assuntos, como: doenças, fã clubes, faculdades, cursos, livros, etc.                                                                                                                                                                                                                                                        DESVANTAGENS                   

  1. As informações de contato podem ser usadas para spam.
  2. Às vezes, as redes sociais podem, inclusive, prejudicar famílias e parentes próximos. A explicação aqui é simples: os usuários que estão muito interessados em redes sociais gastam todo o tempo livre online e não prestam atenção nas pessoas ao seu redor. Neste caso, o hobby estraga relacionamentos reais.
  3. Os pais devem cuidar do tempo que seus filhos passam na internet, além de monitorar o que andam fazendo, a fim de evitar que eles sejam vítimas de pessoas mau intencionadas, como pedófilos, por exemplo.
  4. O vício. Um grande número de pessoas não pode passar um dia sem visitar a rede social. A ausência de internet torna-se um desastre e as pessoas ficam viciadas na comunicação online.
  5. A disseminação de informações falsas é outro problema que acontece nas redes sociais. Muitas pessoas leem algo em algum lugar ou ouvem falar e compartilham. Isso pode tomar proporções gigantescas, chegando a prejudicar gravemente as vítimas de tais mentiras.
  6. Muitas pessoas costumam abrir demais as suas vidas nas redes sociais. Elas contam onde moram, para onde vão viajar, onde os filhos estudam. Tudo isso pode acabar chegando a pessoas erradas, que podem usar essas informações para planejar roubos, sequestros, etc.

A FORMAÇÃO CONTINUADA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA MANTER O CORPO DOCENTE ATUALIZADO

Muito se discute a importância da Formação Continuada para Educadores e percebe-se que, existe uma negação por parte de muitos profissionais que não acreditam nas abordagens sobre temas educacionais e muitas vezes participam apenas para garantir certificados para extensão de horas e até mesmo garantir alguns direitos financeiros.
Por outro lado, muitos profissionais se dedicam a participar efetivamente de cursos não só de formação continuada mas de capacitações constantes.
Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida - de certa forma quase instantânea -, de modo que se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Ainda assim, é válido ressaltar que a informação só se torna conhecimento de fato quando é associada a algum sentido. Isso significa que cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos, já que os livros e a internet, por exemplo, disponibilizam, sobretudo, apenas informações. A formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque ajuda o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações.

Qual o objetivo da formação continuada?

Mais do que nunca, o educador deve se manter atualizado e bem informado não apenas em relação aos fatos e acontecimentos, mas, principalmente, em relação à evolução das práticas pedagógicas e às novas tendências educacionais. A formação continuada tem muito a contribuir nesse processo, uma vez que permite que o educador agregue conhecimento capaz de gerar transformação e impacto nos contextos profissional e escolar.Com a formação continuada, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do professor é constante e permeia o dia a dia da sala de aula. Dessa forma, o educador tem a oportunidade de refletir e aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e também de promover o protagonismo de seus alunos, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem.No âmbito escolar, o educador atualizado e em formação ininterrupta se torna um facilitador e não apenas um transmissor de informações.Além disso, a formação continuada ajuda o docente a se tornar cada vez mais capaz de se adaptar às rápidas e diversas mudanças do contexto educacional, contornando as dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula.Sendo assim, a formação continuada auxilia professores e gestão escolar a ponderar e melhorar todos os aspectos pedagógicos, propondo estratégias com a finalidade de sanar dificuldades e sugerindo mudanças significativas para toda a comunidade escolar.

Por que e como implementar a formação continuada?

Um tema muito discutido ultimamente é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passa a ser o documento norteador das escolas de todo país. A BNCC coloca a formação continuada dos professores como pauta obrigatória nas escolas, o que torna essa formação ainda mais importante para as instituições.
Por outro lado, a falta de tempo dos docentes é um fator que preocupa muitos diretores e coordenadores na hora de organizar um programa de formação para a sua equipe. Nesse cenário, novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia têm oferecido alternativas que facilitam a implementação de uma cultura que valoriza a formação continuada em qualquer instituição.
Existem, por exemplo, plataformas online como o PROFS que oferecem cursos voltados especificamente para a formação continuada de educadores. Alguns temas que podem ser trabalhados nesse tipo de curso são, por exemplo:
  • Habilidades em sala de aula, como oratória, lousa, preparação de aula e expressão corporal;
  • Como incorporar as novas tecnologias e tendências na sala de aula;
  • O desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos;
  • Métodos de avaliação e acompanhamento do desempenho e desenvolvimento dos alunos.
Uma das maiores vantagens dos cursos online para formação continuada é a sua flexibilidade: cada docente evolui nas capacitações de acordo com a sua rotina, de maneira presencial ou à distância, e consegue progredir por meio de pequenas entregas, conforme a sua disponibilidade.
Além disso, existem cursos que oferecem tutorias para apoio ao professor ou que adotam metodologias como o Microteaching, que faz uso da tecnologia para tornar a formação continuada ainda mais produtiva.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: COMO GARANTIR MAIS MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA?




São muitas as dificuldades enfrentadas por profissionais da educação que atuam dentro e fora da sala de aula quando o assunto é o uso de tecnologias no espaço escolar.
Abaixo uma leitura interessante sobre o assunto.
É só acessar o link abaixo e interagir.

https://www.somospar.com.br/tecnologia-na-educacao-e-motivacao-em-sala/

29 de out. de 2018

OFICINA DE REDES SOCIAIS FOI UM SUCESSO NA ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA ISABEL

O USO DAS REDES SOCIAIS- PROFESSORA FORMADORA RENATA GALVÃO
PROFESSORAS RENATA E THAÍS DO NTM 
  O surgimento das redes sociais proporcionou enormes mudanças na maneira como nos comunicamos, e as escolas também perceberam isso. Por essa razão, muitas instituições começaram a pensar maneiras de aproveitar o potencial das redes sociais para se comunicar com alunos. E, assim sendo, o NTM- Núcleo de Tecnologia Municipal de Ilhéus vem desenvolvendo algumas oficinas em Escolas que aderiram ao Projeto do Uso de Redes Sociais.

O que são e como funcionam as redes sociais na educação?

 Redes sociais são sites, blogs e aplicativos utilizados para conectar pessoas e promover sua interação, por condições pessoais, profissionais ou de estudo. Além disso, as redes sociais são amplamente utilizadas para que empresas anunciem seus produtos e alcancem seus clientes. Na educação servem como ferramentas de apoio ao ensino.

Como o uso da rede é muito popular, diversos professores buscam o Facebook, por exemplo, para facilitar a comunicação entre os alunos, criando grupos direcionados para a turma. Utilizar as redes sociais na educação é uma forma de estimular os alunos a utilizarem o tempo que passam na internet de forma educativa. O grande desafio dos docentes é usar as redes de forma proveitosa, visando facilitar o processo de ensino aprendizagem dos educandos. O professor que deseja trabalhar dessa forma precisa sempre estudar para ficar por dentro de todas as novidades.

17 de out. de 2018

PROFESSORAS FORMADORAS DO NTM MINISTRARÃO OFICINA NO II CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PROMOVIDO PELA UESC


O evento, que tem como público alvo professores e professoras da Educação Básica, estudantes de cursos de licenciaturas, pesquisadores e demais profissionais interessados, focará o tema Educação Científica e Inclusão Sociocientífica: ressonâncias com a escola e a comunidade que emergiu a partir de fatores de ordem sociocientífica, socioambiental de relevância e ressonância desde a I Conferência da Educação Científica no ano de 2016, por meio de dados coletados junto as/aos participantes.

Esta Conferência demarca um campo da educação em ciência no Sul da Bahia, de modo integrador e multidisciplinar.  Nesse formato, processos críticos de natureza colaborativa e sociocientífica, certamente viabilizarão a apropriação de meios estratégicos em vista de reconhecer outros impactos na educação e iniciativas inovadoras.
As professoras formadoras do NTM ministrarão a seguinte Oficina:"O uso de Redes Sociais no Ensino de Ciências" 
Com: Prof. Thaís Barbosa dos Santos Moura; Prof. Renata Garcia Galvão. 
4H -Mat Conexão de internet, datashow. 
10 a 15 participantes.
OBJETIVO: Apresentar as potencialidades das principais Redes Sociais (Facebook, WhatsApp e Youtube) para fins pedagógicos. Apresentação das referidas redes sociais e atividades que poderão ser desenvolvidas por meio delas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em ciências.
Acesse aqui a programação geral dos Minicursos e Oficinas.http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=4016

BIMESTRE MOVIMENTADO PELA EQUIPE DO NTM

As novas tecnologias, junto com uma boa proposta pedagógica são de grande importância para a aprendizagem, a partir do momento em que sejam vistas pelos profissionais da educação, como ferramentas, mídias educacionais, podendo ser facilitadoras da aprendizagem, tornando-se mediadoras, por facilitarem ao aluno construir seu próprio conhecimento, no qual o aluno passa ter papel ativo, buscando resolver suas necessidades.
Pensando assim, o NTM vem discorrendo várias atividades acerca do uso de recursos tecnológicos em sala de aula e neste bimestre muitas atividades foram desenvolvidas nas instituições de ensino com professores e alunos. Oficinas, Encontros, Visitas Técnicas e Pedadógicas foram ações primordiais para que este trabalho  possa continuar e assim colaborar com o Processo Educacional.


6 de set. de 2018

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA REALIZARÁ I CONFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E INFÂNCIA.

Vivemos em uma sociedade hiperconectada, o que atinge também a infância e a adolescência.
O uso excessivo ou inadequado de aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, videogame e TV, por crianças e adolescentes pode acarretar danos ao desenvolvimento físico e mental.
Essa é uma discussão que precisa estar presente na sociedade como um todo, pois abrange a formação e o desenvolvimento da própria sociedade. 
A I Conferência Tecnologia e Infância reunirá especialistas no tema, com transmissão online, dia 10 de outubro de 2018, a partir das 9 horas.

Confira a Programação.

Acesse o link abaixo para maiores informações e para fazer o Cadastramento.

27 de ago. de 2018

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus e CRIE-Centro de Referência à Inclusão escolar realizam Seminário na Faculdade de Ilhéus.



Acontece hoje, dia 27/08/2018, na Faculdade de Ilhéus, o Seminário de Educação Inclusiva: Educar na Diversidade: Possibilidades e Desafios.
O Seminário tem como objetivo discutir alternativas pedagógicas e metodológicas no processo ensino e aprendizagem considerando as necessidades de todas e todos os estudantes da Rede Municipal de Ilhéus.

PRORROGAÇÃO DA INSCRIÇÃO UFBA!!!!

Polo UAB Vitória da Conquista/BA
 

Polo UAB Ilhéus e Itabuna  



  A Universidade Federal da Bahia - UFBA, por meio da Superintendência de Educação a Distância - SEAD, em parceria com a Pró Reitoria de Extensão - PROEXT e as Unidades de Ensino: Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e o Instituto de Humanidades, Artes e Cultura, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento.

O curso de especialização em Alfabetização e Letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais e criativos. Trata-se de um curso que oferece fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento. Considera-se que saberes históricos, políticos e culturais, especialmente aqueles relacionados à tarefa de alfabetizar e letrar os alunos dos segmentos e anos em que atuam, são fundamentais para a práxis pedagógica docente, particularmente, nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tanto, entre outros conhecimentos, incluem-se nesse processo de formação: fundamentos e concepções que orientam práticas de alfabetização e de letramento na educação básica; literatura infantil e particularidades da leitura literária; gêneros textuais, inclusive audiovisuais e digitais, compostos de diferentes sistemas semióticos e multimodais; práticas de planejamento e avaliação, bem como de educação inclusiva no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.



 Acesse o link abaixo para maiores informaçoes.

 

21 de ago. de 2018

III ENCONTRO COLETIVO PAULO FREIRE


O Programa Coletivo Paulo Freire em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) tem o objetivo de promover o reconhecimento da pessoa e do educador Paulo Freire em aulas, grupos de estudos, escolas e na formação de professoras/es. Além dessas ações há também os Encontros anuais sediados pela Universidade Estadual de Santa Cruz. O I Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em setembro de 2016 sob a coordenação da saudosa Professora Dr.ª Arlete Vieira da Silva, com o objetivo de divulgar as atividades do Coletivo como um centro de estudo, pesquisa e extensão.
O II Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em 12 e 13 de dezembro de 2017, intitulado Pedagogia da Indignação: enfrentamentos contemporâneos, se constituiu como um espaço de diálogos freirianos de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, comunidade acadêmica, professoras/es e estudantes da Educação Básica, Movimentos Sociais e público regional em geral, objetivando mobilizar o conhecimento sobre os principais desafios que os profissionais da educação têm enfrentado no cenário educacional atual.

O III Encontro ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2018, com o tema: Educação e Direitos humanos: realidade ou utopia? O evento objetiva direcionar as discussões em torno de uma Educação para a transformação social, sob a inspiração do legado freiriano, privilegiando a dialogicidade no desenvolvimento dos minicursos e dos Eixos Temáticos.


Minicursos do evento:
  1. Saúde Mental de Profissionais da Educação –Gentil Neto (Médico/Psiquiatra)
  2. Empoderamento da Mulher e a Lei Maria da Penha - Profª Katiana Amorim (Delegada /Profª UESC)
  3. Liberdade e Igualdade: Direitos LGBT – Prof. Dr. Wagner de Oliveira Rodrigues (Prof.UESC)
  4. Os (in)visíveis têm direitos? Discussões sobre a população em situação de rua - Psicólogo Gustavo Pestana (Centro POP/Ilhéus)
  5. Etnicidade e Direitos Humanos- Prof. Dr. Augusto Marcos Fagundes Oliveira(Prof.UESC)
  6. Crianças e Adolescentes: Cidadãos de Direitos Humanos. Sr. Clébio Moreira Lemos (Conselheiro Tutelar/Itapetinga)

ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO, NO SALOBRINHO PARTICIPARÁ DE UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Amanhã, quarta-feira, dia 22 de agosto, às 10:30 minutos,  a Escola Municipal São Pedro, localizada no bairro Salobrinho, Ilhéus, receberá a equipe do NTM para uma atividade com os discentes dos anos Finais.
Essa atividade é uma parceria da SEDUC-Ilhéus, UESC, NTM e Escola.
Serão desenvolvidas oficinas temáticas com ênfase em mídias e manuseio de equipamentos por docentes do curso de Comunicação Social da UESC.
Vale salientar que os estudantes da escola que participarão efetivamente dessas oficinas integrarão a equipe de cobertura da II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia sediada pela Universidade Estadual de Santa Cruz- DCIE/DCET/PROEX em ação colaborativa com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus- SEDUC-NTM/Setor Pedagógico, Ensino Fundamental Anos Finais.
Essa é mais uma atividade relevante para o processo de ensino e aprendizagem tendo como suporte pedagógico o uso das tecnologias educacionais.
Parabéns a equipe fomentadora dessa atividade


7 de ago. de 2018

II CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SUL DA BAHIA



A UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - Bahia, através do Departamento de Ciências da Educação - DCIE e Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET  está promovendo em parceria com os municípios de Ilhéus, Canavieiras e Itabuna a II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia. O evento terá como público alvo professores e professoras da Educação básica, estudantes de cursos de licenciaturas, pesquisadores e demais profissionais interessados. o evento focará o tema Educação Científica e Inclusão Sociocientífica: ressonâncias com as escolas e a comunidade. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro deste ano de 2018.

As Inscrições com submissão de trabalhos: de 06/08/2018 a 10 de setembro e participação sem apresentação de trabalho até 20/10/2018

Maiores  informações, no momento, através do e-mail da Conferência:
iiconferenciasuldabahia@yahoo.com
Facebook www.facebook.com/iiconferenciadaeducacaocientífica



TICS, TACS E TEP: ENTENDA UM POUCO MAIS!

Inicialmente, de forma original, as chamadas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação foram as que trouxeram a abertura para o reconhecimento sobre o surgimento de nova estrutura tecnológica, por meio de vários de seus recursos, que promoveu a facilitação da transmissão e do intercâmbio de informações em qualquer processo comunicacional, principalmente nos de cunho educativo, ao decorrer dos anos seguintes. Elas são um apanhado complexo de ferramentas já consolidadas e disponíveis a quem delas necessitar, para fins diversos. Como exemplo tem o uso da informática na produção de plataformas de ensino (Moodle) como objetivo de criação de redes pessoais de aprendizagem e comunidades de aprendizagem. Logo após, diante da consolidação das TICs, nasceu uma terminologia complementar chamada TAC – Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento, que passou a ser vista como o melhoramento sobre as funções das TICs, definindo quais são os recursos disponíveis, nas diversas plataformas, que podem ser utilizados como meios para propagação de informação e estímulo ao conhecimento.
Trata-se de uma ampliação do conceito e o desenvolvimento do ambiente pessoal de aprendizagem que o indivíduo esteja inserido, no qual lhe são oferecidas todas as ferramentas já consolidas com intuito de permiti-lo conduzir sua própria evolução. Recentemente, emergiu-se um novo paradigma que complementa as TICs e as TACs, e que nos traz o entendimento de que as tecnologias não estão apenas disponíveis à educação com um mero transmissor de conhecimento, tampouco como meios de acesso a esse conhecimento, pelos diversos recursos, na formação da aprendizagem. Esse paradigma provém do conceito geral das TICs e que se complementa às TACs, e enfatiza a importância dessas ações tecnológicas no poder de influenciar, de incidir, de desenvolver novas formas de pensar, de criar novas tendências, de desenvolver novos métodos de estudo e aprendizagem, baseado pelo “empoderamento” conferido a seus atores, de determinar sua importância social vinculada a valores, etc.. Ele passou a ser chamado, portanto, de TEP – Tecnologias para o Empoderamento e para Participação. Como exemplo, temos as redes sociais que, além de suportarem dados, informações e conteúdo dos perfis de seus usuários, elas redirecionam sua utilidade para construção, também, de conteúdo válido e útil que vise ao progresso educacional ou profissional que sejam comuns a seus usuários.


CURSOS ONLINE GRATUITOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Acesse o link abaixo para conhecer os cursos oferecidos pela WR Educacional

10 de jul. de 2018

CURSOS DE ENSINO TÉCNICO NA BAHIA: 9.000(NOVE MIL) VAGAS

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Segurança do Trabalho e Administração das escolas Técnicas da Bahia.
Em Ilhéus, os cursos acontecerão no CEEP- Álvaro Melo Vieira.
Acesse o link abaixo para fazer sua inscrição.





http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br/inscricao

Inscrição

9 de jul. de 2018

ESCOLA ODETE SALMA PARTICIPA DO PROJETO DO NTM

Professoras Formadoras do NTM, Renata e Thaís e o estagiário Gleidston 
Nesta manhã de hoje, 09 de julho, na Escola Municipal Odete Salma, Professoras e Supervisora participaram da Oficina de Jogos Educacionais e Conteúdos Digitais.
O objetivo é trabalhar com Jogos e Conteúdos Digitais nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática como mais um recurso facilitador do Processo de Ensino e Aprendizagem.
Atividade no EDA da Escola 

Momento de Conhecer os Jogos e Conteúdos.
Equipe de Docentes e Formadoras do NTM




NTM PRESENTE EM ATIVIDADES QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS

O NTM- O Núcleo de Tecnologia Municipal de Ilhéus participou nesse mês de Junho de 2018 de 03(três) eventos que tratou dos investimentos de recursos tecnológicos como suportes pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem.

A Coordenadora Pedagógica do NTM, professora Lindamara Caires, participou do Virtual Educa em Salvador- Bahia em que o objetivo foi discutir ações e desenvolvimento de práticas inovadoras na educação e promover o desenvolvimento social através da tecnologia. 

Já em Fortaleza, o professor Ramiro participou do Encontro de Projeto de Inovação Educação Conectada que tem como objetivo principal apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.




Acesse o link para ler o texto de Portaria da Educação Conectada


Em  Recife, o professor Antônio, atual Coordenador Geral do NTM participou do Encontro de Oficinas pelo BNDES  que lançou em abril deste ano a chamada pública “BNDES – Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação” recebeu manifestação de interesse dos 26 estados e do Distrito Federal
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), promoveu  entre os dias 18 e 26 junho deste ano, oficinas regionais para auxiliar representantes dos arranjos dos estados e municípios, que manifestaram interesse na Chamada Pública “BNDES – Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação”. 

O objetivo é fomentar o uso da tecnologia no cotidiano pedagógico das escolas públicas de educação básica e na gestão das redes de ensino. São esperados resultados sobre a motivação de alunos e professores, sobre a evolução de indicadores educacionais dos projetos, melhorias na qualidade do ensino, na equidade, na gestão das redes e escolas, e na promoção de maior aprendizado escolar. 
As oficinas foram abertas aos representantes dos 26 estados e Distrito Federal que manifestaram interesse na chamada pública e  orientar a consolidação das propostas de projetos de cada estado e respectivos municípios parceiros, no âmbito da chamada, buscando sinergias para a concepção e execução de ações e investimentos. 

19 de jun. de 2018

A utilização de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem





Diante do contexto atual no qual as tecnologias tem feito parte da vida cotidiana da sociedade, a escola não pode ficar à margem dessa realidade, uma vez que, os alunos tem acesso a grande quantidade de informações num pequeno intervalo de tempo e essa dinâmica a escola não tem acompanhado.
Nessa perspectiva, atualmente tem-se pensado metodologias diferenciadas que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula utilizando as tecnologias digitais, as quais os estudantes têm familiaridade nos diversos espaços que convive. Das diversas ferramentas tecnológicas que tem sido utilizada estão os jogos digitais os quais possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças e adolescentes.
Um dos principais aspectos observados quando se utiliza os jogos na prática pedagógica é o interesse dos estudantes, uma vez que, os jogos já fazem parte da vida deles, os quais dedicam horas de seu dia concentrados nos diversos jogos digitais. Utilizar os jogos com objetivos pedagógicos pode ser uma estratégia para despertar o interesse desse público para com as tarefas escolares.
De acordo com Ramos e Segundo (2018) os jogos digitais desenvolvem habilidades cognitivas, visuais e proporciona aos estudantes adquirirem a capacidade de atenção possibilitando perceber vários objetos ao mesmo tempo, executando vários comandos, simultaneamente.
Nesse sentido, percebe-se que, por meio dos jogos digitais, é possível agregar ao lúdico à aprendizagem e ao desenvolvimento de diversas competências e habilidades que contribuem para o desenvolvimento do sujeito de forma integral. Por isso, Alves e Bianchin (2010) ressaltam a importância do interesse dos professores estudarem para melhor explorarem jogos em sala de aula como meio de desenvolvimento humano com foco em aspectos sociais, criativos, afetivos, históricos e culturais.
Porém, é necessário que a utilização de jogos, assim como qualquer outro software educacional, aconteça de forma orientada e planejada com objetivos pedagógicos estimulando a interação, o ensino por descoberta e o interesse em aprender determinados conteúdos.
Assim sendo, pontua-se a importância de inserir os jogos digitais na prática pedagógica como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento na busca pela formação integral do indivíduo.
Referências:
ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200013. Acesso em 05 de junho de 2018.

RAMOS, Daniela Karine; SEGUNDO, Fabio Rafael. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação e Realidade, v. 43, n. 2, p. 531, 2018. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/9ddfd2ff381fe9d88c81636315f282a2/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2047726. Acesso em 22 de maio de 2018.

Thaís Barbosa Moura

Mestre em Educação em Ciência-UESC

Licenciada em Ciências Biológicas-UESC

Secretaria Municipal de educação- SEDUC

Professora Formadora do Núcleo de Tecnologia Municipal Ilhéus-Ba