Contar histórias é uma atividade enriquecedora e lúdica que diferencia
as aulas, tornando-as mais marcantes e produtivas. As histórias
contribuem para o desenvolvimento das crianças e cabe a nós, educadores,
proporcionar situações que suscitem o imaginário infantil de modo a
desenvolver neles o prazer e o hábito da leitura.
Na era digital, uma maneira inovadora de
contar belas histórias para os pequenos é utilizar as ferramentas
transmídia, como as que a Educoteca - a Biblioteca Turbinada da Educopédia - disponibiliza, para tornar a rodinha da leitura muito mais interessante.
Como o professor participará ativamente
da contação de história digital com seus alunos, uma vez que as
aventuras transmídia possuem um narrador próprio? Existem vários
recursos de apoio à narrativa, que podem trazer diferentes formas de
interação do professor com a turma durante e após a contação da
história.
Durante e após a história…
Antes de começar a história, arrume as
crianças em semicírculo. Converse com elas sobre a história que irão
ver, ouvir e interagir. Se possível, mostre o livro que deu origem à
narrativa e aguce-lhes a curiosidade com perguntas que serão respondidas
ao longo da história.
Observe as reações das crianças enquanto a
história se desenrola para utilizá-las como atividades a seguir. As
situações em que as crianças parecem assustadas podem ser conversadas
mais tarde. As cenas menos interessantes podem ser usadas em
dramatizações para torná-la mais dramática.
Uma dica bacana é não realizar atividades
imediatamente após a contação de histórias. A aventura narrada, por si
só, já é repleta de conteúdos. É importante permitir que a criança
interaja com a história para que possa comentá-la depois de algum tempo.
Leia mais : http://midiasocialeducopedia.wordpress.com/2012/10/03/contacao-de-historias-na-era-digital/