3 de out. de 2012

Contação de histórias na era digital

Contar histórias é uma atividade enriquecedora e lúdica que diferencia as aulas, tornando-as mais marcantes e produtivas. As histórias contribuem para o desenvolvimento das crianças e cabe a nós, educadores, proporcionar situações que suscitem o imaginário infantil de modo a desenvolver neles o prazer e o hábito da leitura.


Na era digital, uma maneira inovadora de contar belas histórias para os pequenos é utilizar as ferramentas transmídia, como as que a Educoteca - a Biblioteca Turbinada da Educopédia disponibiliza, para tornar a rodinha da leitura muito mais interessante.
Como o professor participará ativamente da contação de história digital com seus alunos, uma vez que as aventuras transmídia possuem um narrador próprio?  Existem vários recursos de apoio à narrativa, que podem trazer diferentes formas de interação do professor com a turma durante e após a contação da história.

Durante e após a história…

Antes de começar a história, arrume as crianças em semicírculo. Converse com elas sobre a história que irão ver, ouvir e interagir. Se possível, mostre o livro que deu origem à narrativa e aguce-lhes a curiosidade com perguntas que serão respondidas ao longo da história.


Observe as reações das crianças enquanto a história se desenrola para utilizá-las como atividades a seguir. As situações em que as crianças parecem assustadas podem ser conversadas mais tarde. As cenas menos interessantes podem ser usadas em dramatizações para torná-la mais dramática.

Uma dica bacana é não realizar atividades imediatamente após a contação de histórias. A aventura narrada, por si só, já é repleta de conteúdos. É importante permitir que a criança interaja com a história para que possa comentá-la depois de algum tempo.


Leia mais : http://midiasocialeducopedia.wordpress.com/2012/10/03/contacao-de-historias-na-era-digital/