
Além de promover cursos de formação e capacitação dos profissionais da rede municipal da educação, o núcleo tem o objetivo de gerenciar os laboratórios de informática. Este ano já foram oferecidos os cursos de informática básica, Moviemaker e o de ambientação ao programa Linux, configuração presente nas máquinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), que tem como principal função introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública. Cada escola recebe uma quantidade de máquinas que varia de 18 a 34, dependendo do porte da escola.
Os profissionais que atuam diretamente na administração dos 21 laboratórios de Informática já implantados em Ilhéus receberam o curso, “que deve ser agendado pelos diretores de cada escola e tem carga horária de 3h30min”, afirma o coordenador Ailan Oliveira. Todas as 45 unidades escolares do município já foram contempladas com computadores completos como parte do ProInfo. Em Ilhéus, as unidades localizadas na zona rural também integram o projeto e recebem sala de informática com cinco computadores equipados. Ao todo, o município recebeu 643 computadores por parte do ProInfo e mais de 20 laboratórios já foram instalados.
Boa parte das escolas que ainda não recebeu o laboratório de informática passa por readaptação na parte elétrica, com a finalidade de adequar uma de suas salas ao laboratório de informática. Essas e outras melhorias estão sendo executadas através do Programa Dever de Casa, que já beneficiou mais de 40 unidades em Ilhéus. Desenvolvida pelo governo municipal, a iniciativa realiza uma série de melhoras na infraestrutura das escolas.
Nas escolas, muitas dessas salas não recebe apenas computadores, como destaca a secretária de Educação, Lidiney Campos. “Elas estão sendo equipadas com outros suportes tecnológicos, a exemplo de retroprojetores, como forma de otimizar as atividades pedagógicas desenvolvida nas escolas. Além disso, todos os computadores do ProInfo têm acesso à rede mundial de computadores, através do Programa Banda Larga nas Escolas, viabilizado por parceria firmada entre órgãos do governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia”.
Foto:Clodoaldo Ribeiro
FONTE: http://www.ilheus.ba.gov.br/headline.php?n_id=806&u=0\
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recadinho e/ou comentários!