27 de mar. de 2019

CONHEÇA A " WhatsAppinite”.... A SÍNDROME CAUSADA PELO USO EXCESSIVO DO CELULAR




Se você passa longo tempo digitando nas mídias sociais ou falando ao telefone deve acender um sinal de alerta. O uso frequente de smartphones pode causar problemas ortopédicos que atingem diferentes grupos musculares, como as tendinites, ou também comprometer a coluna, devido a hérnias de disco. A revista médica The Lancet descreveu o primeiro caso de whatsappinite, inflamação nos tendões causada pelo uso excessivo dos aparelhos de comunicação.
A whatsappinite é um problema crescente, que preocupa muito principalmente jovens que vivem constantemente teclando em redes sociais.
Para entender melhor, a A whatsappinite é uma tendinite, inflamação nos tendões ocasionada por movimentos repetitivos. A enfermidade costumava ser identificada de forma genérica como lesão por esforço repetitivo (LER), mas os especialistas alertam que o termo está em desuso. Os quadros crônicos são denominados tendinopatias, que se caracterizam por lesões mais graves e degenerativas causadas por forçar o tendão. As inflamações no nível do ombro atingem o grupo muscular chamado manguito rotador. No cotovelo, acometem a região lateral, causando uma tendinite epicondilite lateral.
Precisamos alertar sobre essa doença para que jovens e até mesmo adultos possam limitar o uso desses aparelhos de forma repetitiva.

18 de mar. de 2019

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO EUSÍNIO LAVIGNE: 80 ANOS!

Inaugurado em 1939, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), considerado símbolo da rede de ensino de Ilhéus, completou 80 anos no último dia 15 de março.

     
        

O IME, projetado pelo então prefeito Eusínio Lavigne, foi durante muitos anos considerado o melhor colégio do Sul da Bahia, uma referência para a educação no Estado. Primeiro ginásio público da região, acolheu estudantes ilheenses e de outros municípios, muitos dos quais se ressaíram na vida profissional, no âmbito público e privado.

Parabéns, a nossa querida Escola carinhosamente chamada de IME.

12 de mar. de 2019

SEMANA DA POESIA NO BRASIL


Castro Alves

Vídeo Navio Negreiro

Amar e Ser Amado

Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus olhos mirar meu pensamento,
Sentir em mim tu’alma, ter só vida
P’ra tão puro e celeste sentimento
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
Juntos, juntos perderem-se no oceano,
Beijar teus labios em delírio insano
Nossas almas unidas, nosso alento,
Confundido também, amante, amado
Como um anjo feliz... que pensamento!?
Castro Alves

A poesia nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, como poiesis (poihsiV), com Homero, através da "Ilíada" e da "Odisséia". A 30ª sessão da Conferência Geral da Unesco (Paris, 1999) proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida foi o do início da Primavera no Hemisfério Norte, que começa dependendo do ano, no dia 21 ou 22 de março por todo o Brasil marcam as datas.

Em uma parte do texto da Unesco, aborda a valorização de poetas nacionais cuja lembrança, data de nascimento ou morte estejam sendo comemorados. Assim, o Dia Nacional da Poesia no Brasil foi criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março. 

Conhecido como o  poeta abolicionista e dos escravos, Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos” em função da sua luta pela abolição da escravidão. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
O link abaixo referenda muitos poetas e poetisas de nossa Literatura.