26 de nov. de 2018

QUAIS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS SÃO DEFENDIDAS PELA BNCC?




Um dos assuntos que mais tem sido discutidos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o desenvolvimento das 10 competências que irão se articular na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores dos alunos de Ensino Básico. 
Hoje a BNCC apresenta  dois itens que trazem a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades humanas. São elas:

Competência 4: Utilizar diferentes linguagensverbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Aqui, o digital aparece como uma das diferentes linguagens que necessita ser utilizada de forma híbrida a outras formas de comunicação. A competência relembra a importância de uma experiência mais completa através de diferentes formatos de expressão e plataformas. Hoje o ensino possui um foco maior na leitura e escrita, enquanto há tantas outras necessidades a se pensar.
Também fica nítido o quanto o digital não vem para substituir por completo a forma de se comunicar dos alunos. É preciso que eles encontrem uma maneira de absorver e sintetizar o conhecimento pelas diferentes linguagens, incluindo aquelas que são pouco exploradas, como a corporal, porém com propósitos definidos de aplicação prática.  O digital com certeza representa uma dessas linguagens, apenas não é a única.

Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Já a quinta competência que se segue à anterior, foca na tecnologia digital de maneira mais específica. Ao entender sua abrangência e inevitabilidade nas mais diversas circunstâncias, o item apresenta um objetivo de seu uso acompanhado de entendimento e responsabilidade.
Afinal, por maior que seja o senso de interatividade aparente, desenvolver o próprio protagonismo não só daquilo que chega, como do que é assimilado e transformado, é um dos grandes dilemas em uma era de excesso de informações e fontes tendenciosas que se apoiam no conceito de viralização.
Em essência, os dois itens têm forte ligação com as novas maneiras de se assimilar informação e se expressar com objetivos que impactem não só a realidade individual como a coletiva. Isso porque ao se pensar que a tecnologia possui uma cultura fortemente atrelada à internet e às interações em rede, as consequências do seu bom e mal-uso são facilmente amplificadas, o que reforça ainda mais a urgência da temática pelo viés do senso crítico que apresentam as duas competências da BNCC.

8 de nov. de 2018

REDES SOCIAS: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

As redes sociais fazem parte de nossas vidas, ocupam um expressivo tempo de nossos dias, se tornaram muito mais do que ambientes de encontros e conversas, mas são canais de entretenimento, de comunicação, de mídia, de marketing, de comércio etc. Somos seres conectados, digitais, sociais, isso é inegável. Mas, você já parou para pensar como o uso das redes sociais afeta nossas vidas? Quais são as vantagens e as desvantagens ao utilizar as redes?
VANTAGENS

  1. As redes sociais nos proporcionam uma grande facilidade para comunicação, pois permitem conexões com um monte de gente, independente se elas estão na mesma cidade que nós ou em outro país. Não é nenhum segredo que a comunicação virtual se tornou muito mais atraente para muitas pessoas. Em tempos de atualização social, uma grande quantidade de pessoas está solitária, e, para elas, a comunicação online é essencial.
  2. A busca por velhos amigos, familiares, etc. A rede social nos dá a possibilidade de encontrar pessoas que mudaram de cidade há muito tempo, colegas e até familiares. Podemos nos comunicar com eles nas redes sociais e encontrá-los na vida real. Alguns anos atrás, apenas poderia se sonhar com tal possibilidade
  3. Encontrar novos amigos e conhecer novas pessoas. As redes sociais oferecem grandes possibilidades de namoro e também de amizade. Devido à grande quantidade de usuários, as redes sociais fornecem a possibilidade a todos os membros de descobrirem amigos de acordo com seus interesses e hobbies.
  4. Possibilidades incríveis para encontrar ofertas de emprego. As redes sociais podem ser bem utilizadas como anúncios de internet e, olhando para o número de visitantes, são anúncios muito eficazes.
  5. A possibilidade de participar de grupos de discussão é outro ponto positivo das redes sociais. Existem grupos que reúnem pessoas interessadas em trocar informações sobre uma série de assuntos, como: doenças, fã clubes, faculdades, cursos, livros, etc.                                                                                                                                                                                                                                                        DESVANTAGENS                   

  1. As informações de contato podem ser usadas para spam.
  2. Às vezes, as redes sociais podem, inclusive, prejudicar famílias e parentes próximos. A explicação aqui é simples: os usuários que estão muito interessados em redes sociais gastam todo o tempo livre online e não prestam atenção nas pessoas ao seu redor. Neste caso, o hobby estraga relacionamentos reais.
  3. Os pais devem cuidar do tempo que seus filhos passam na internet, além de monitorar o que andam fazendo, a fim de evitar que eles sejam vítimas de pessoas mau intencionadas, como pedófilos, por exemplo.
  4. O vício. Um grande número de pessoas não pode passar um dia sem visitar a rede social. A ausência de internet torna-se um desastre e as pessoas ficam viciadas na comunicação online.
  5. A disseminação de informações falsas é outro problema que acontece nas redes sociais. Muitas pessoas leem algo em algum lugar ou ouvem falar e compartilham. Isso pode tomar proporções gigantescas, chegando a prejudicar gravemente as vítimas de tais mentiras.
  6. Muitas pessoas costumam abrir demais as suas vidas nas redes sociais. Elas contam onde moram, para onde vão viajar, onde os filhos estudam. Tudo isso pode acabar chegando a pessoas erradas, que podem usar essas informações para planejar roubos, sequestros, etc.

A FORMAÇÃO CONTINUADA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA MANTER O CORPO DOCENTE ATUALIZADO

Muito se discute a importância da Formação Continuada para Educadores e percebe-se que, existe uma negação por parte de muitos profissionais que não acreditam nas abordagens sobre temas educacionais e muitas vezes participam apenas para garantir certificados para extensão de horas e até mesmo garantir alguns direitos financeiros.
Por outro lado, muitos profissionais se dedicam a participar efetivamente de cursos não só de formação continuada mas de capacitações constantes.
Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida - de certa forma quase instantânea -, de modo que se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Ainda assim, é válido ressaltar que a informação só se torna conhecimento de fato quando é associada a algum sentido. Isso significa que cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos, já que os livros e a internet, por exemplo, disponibilizam, sobretudo, apenas informações. A formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque ajuda o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações.

Qual o objetivo da formação continuada?

Mais do que nunca, o educador deve se manter atualizado e bem informado não apenas em relação aos fatos e acontecimentos, mas, principalmente, em relação à evolução das práticas pedagógicas e às novas tendências educacionais. A formação continuada tem muito a contribuir nesse processo, uma vez que permite que o educador agregue conhecimento capaz de gerar transformação e impacto nos contextos profissional e escolar.Com a formação continuada, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do professor é constante e permeia o dia a dia da sala de aula. Dessa forma, o educador tem a oportunidade de refletir e aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e também de promover o protagonismo de seus alunos, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem.No âmbito escolar, o educador atualizado e em formação ininterrupta se torna um facilitador e não apenas um transmissor de informações.Além disso, a formação continuada ajuda o docente a se tornar cada vez mais capaz de se adaptar às rápidas e diversas mudanças do contexto educacional, contornando as dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula.Sendo assim, a formação continuada auxilia professores e gestão escolar a ponderar e melhorar todos os aspectos pedagógicos, propondo estratégias com a finalidade de sanar dificuldades e sugerindo mudanças significativas para toda a comunidade escolar.

Por que e como implementar a formação continuada?

Um tema muito discutido ultimamente é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passa a ser o documento norteador das escolas de todo país. A BNCC coloca a formação continuada dos professores como pauta obrigatória nas escolas, o que torna essa formação ainda mais importante para as instituições.
Por outro lado, a falta de tempo dos docentes é um fator que preocupa muitos diretores e coordenadores na hora de organizar um programa de formação para a sua equipe. Nesse cenário, novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia têm oferecido alternativas que facilitam a implementação de uma cultura que valoriza a formação continuada em qualquer instituição.
Existem, por exemplo, plataformas online como o PROFS que oferecem cursos voltados especificamente para a formação continuada de educadores. Alguns temas que podem ser trabalhados nesse tipo de curso são, por exemplo:
  • Habilidades em sala de aula, como oratória, lousa, preparação de aula e expressão corporal;
  • Como incorporar as novas tecnologias e tendências na sala de aula;
  • O desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos;
  • Métodos de avaliação e acompanhamento do desempenho e desenvolvimento dos alunos.
Uma das maiores vantagens dos cursos online para formação continuada é a sua flexibilidade: cada docente evolui nas capacitações de acordo com a sua rotina, de maneira presencial ou à distância, e consegue progredir por meio de pequenas entregas, conforme a sua disponibilidade.
Além disso, existem cursos que oferecem tutorias para apoio ao professor ou que adotam metodologias como o Microteaching, que faz uso da tecnologia para tornar a formação continuada ainda mais produtiva.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: COMO GARANTIR MAIS MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA?




São muitas as dificuldades enfrentadas por profissionais da educação que atuam dentro e fora da sala de aula quando o assunto é o uso de tecnologias no espaço escolar.
Abaixo uma leitura interessante sobre o assunto.
É só acessar o link abaixo e interagir.

https://www.somospar.com.br/tecnologia-na-educacao-e-motivacao-em-sala/