27 de ago. de 2018

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus e CRIE-Centro de Referência à Inclusão escolar realizam Seminário na Faculdade de Ilhéus.



Acontece hoje, dia 27/08/2018, na Faculdade de Ilhéus, o Seminário de Educação Inclusiva: Educar na Diversidade: Possibilidades e Desafios.
O Seminário tem como objetivo discutir alternativas pedagógicas e metodológicas no processo ensino e aprendizagem considerando as necessidades de todas e todos os estudantes da Rede Municipal de Ilhéus.

PRORROGAÇÃO DA INSCRIÇÃO UFBA!!!!

Polo UAB Vitória da Conquista/BA
 

Polo UAB Ilhéus e Itabuna  



  A Universidade Federal da Bahia - UFBA, por meio da Superintendência de Educação a Distância - SEAD, em parceria com a Pró Reitoria de Extensão - PROEXT e as Unidades de Ensino: Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e o Instituto de Humanidades, Artes e Cultura, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento.

O curso de especialização em Alfabetização e Letramento, oferecido pela Universidade Federal da Bahia, na modalidade EaD, visa a contribuir com a formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino, na perspectiva de ampliação de processos docentes autorais e criativos. Trata-se de um curso que oferece fundamentada consistência teórica voltada à alfabetização e ao letramento. Considera-se que saberes históricos, políticos e culturais, especialmente aqueles relacionados à tarefa de alfabetizar e letrar os alunos dos segmentos e anos em que atuam, são fundamentais para a práxis pedagógica docente, particularmente, nos Anos Iniciais da Educação Básica. Para tanto, entre outros conhecimentos, incluem-se nesse processo de formação: fundamentos e concepções que orientam práticas de alfabetização e de letramento na educação básica; literatura infantil e particularidades da leitura literária; gêneros textuais, inclusive audiovisuais e digitais, compostos de diferentes sistemas semióticos e multimodais; práticas de planejamento e avaliação, bem como de educação inclusiva no processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.



 Acesse o link abaixo para maiores informaçoes.

 

21 de ago. de 2018

III ENCONTRO COLETIVO PAULO FREIRE


O Programa Coletivo Paulo Freire em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) tem o objetivo de promover o reconhecimento da pessoa e do educador Paulo Freire em aulas, grupos de estudos, escolas e na formação de professoras/es. Além dessas ações há também os Encontros anuais sediados pela Universidade Estadual de Santa Cruz. O I Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em setembro de 2016 sob a coordenação da saudosa Professora Dr.ª Arlete Vieira da Silva, com o objetivo de divulgar as atividades do Coletivo como um centro de estudo, pesquisa e extensão.
O II Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em 12 e 13 de dezembro de 2017, intitulado Pedagogia da Indignação: enfrentamentos contemporâneos, se constituiu como um espaço de diálogos freirianos de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, comunidade acadêmica, professoras/es e estudantes da Educação Básica, Movimentos Sociais e público regional em geral, objetivando mobilizar o conhecimento sobre os principais desafios que os profissionais da educação têm enfrentado no cenário educacional atual.

O III Encontro ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2018, com o tema: Educação e Direitos humanos: realidade ou utopia? O evento objetiva direcionar as discussões em torno de uma Educação para a transformação social, sob a inspiração do legado freiriano, privilegiando a dialogicidade no desenvolvimento dos minicursos e dos Eixos Temáticos.


Minicursos do evento:
  1. Saúde Mental de Profissionais da Educação –Gentil Neto (Médico/Psiquiatra)
  2. Empoderamento da Mulher e a Lei Maria da Penha - Profª Katiana Amorim (Delegada /Profª UESC)
  3. Liberdade e Igualdade: Direitos LGBT – Prof. Dr. Wagner de Oliveira Rodrigues (Prof.UESC)
  4. Os (in)visíveis têm direitos? Discussões sobre a população em situação de rua - Psicólogo Gustavo Pestana (Centro POP/Ilhéus)
  5. Etnicidade e Direitos Humanos- Prof. Dr. Augusto Marcos Fagundes Oliveira(Prof.UESC)
  6. Crianças e Adolescentes: Cidadãos de Direitos Humanos. Sr. Clébio Moreira Lemos (Conselheiro Tutelar/Itapetinga)

ESCOLA MUNICIPAL SÃO PEDRO, NO SALOBRINHO PARTICIPARÁ DE UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Amanhã, quarta-feira, dia 22 de agosto, às 10:30 minutos,  a Escola Municipal São Pedro, localizada no bairro Salobrinho, Ilhéus, receberá a equipe do NTM para uma atividade com os discentes dos anos Finais.
Essa atividade é uma parceria da SEDUC-Ilhéus, UESC, NTM e Escola.
Serão desenvolvidas oficinas temáticas com ênfase em mídias e manuseio de equipamentos por docentes do curso de Comunicação Social da UESC.
Vale salientar que os estudantes da escola que participarão efetivamente dessas oficinas integrarão a equipe de cobertura da II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia sediada pela Universidade Estadual de Santa Cruz- DCIE/DCET/PROEX em ação colaborativa com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus- SEDUC-NTM/Setor Pedagógico, Ensino Fundamental Anos Finais.
Essa é mais uma atividade relevante para o processo de ensino e aprendizagem tendo como suporte pedagógico o uso das tecnologias educacionais.
Parabéns a equipe fomentadora dessa atividade


7 de ago. de 2018

II CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SUL DA BAHIA



A UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - Bahia, através do Departamento de Ciências da Educação - DCIE e Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET  está promovendo em parceria com os municípios de Ilhéus, Canavieiras e Itabuna a II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia. O evento terá como público alvo professores e professoras da Educação básica, estudantes de cursos de licenciaturas, pesquisadores e demais profissionais interessados. o evento focará o tema Educação Científica e Inclusão Sociocientífica: ressonâncias com as escolas e a comunidade. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro deste ano de 2018.

As Inscrições com submissão de trabalhos: de 06/08/2018 a 10 de setembro e participação sem apresentação de trabalho até 20/10/2018

Maiores  informações, no momento, através do e-mail da Conferência:
iiconferenciasuldabahia@yahoo.com
Facebook www.facebook.com/iiconferenciadaeducacaocientífica



TICS, TACS E TEP: ENTENDA UM POUCO MAIS!

Inicialmente, de forma original, as chamadas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação foram as que trouxeram a abertura para o reconhecimento sobre o surgimento de nova estrutura tecnológica, por meio de vários de seus recursos, que promoveu a facilitação da transmissão e do intercâmbio de informações em qualquer processo comunicacional, principalmente nos de cunho educativo, ao decorrer dos anos seguintes. Elas são um apanhado complexo de ferramentas já consolidadas e disponíveis a quem delas necessitar, para fins diversos. Como exemplo tem o uso da informática na produção de plataformas de ensino (Moodle) como objetivo de criação de redes pessoais de aprendizagem e comunidades de aprendizagem. Logo após, diante da consolidação das TICs, nasceu uma terminologia complementar chamada TAC – Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento, que passou a ser vista como o melhoramento sobre as funções das TICs, definindo quais são os recursos disponíveis, nas diversas plataformas, que podem ser utilizados como meios para propagação de informação e estímulo ao conhecimento.
Trata-se de uma ampliação do conceito e o desenvolvimento do ambiente pessoal de aprendizagem que o indivíduo esteja inserido, no qual lhe são oferecidas todas as ferramentas já consolidas com intuito de permiti-lo conduzir sua própria evolução. Recentemente, emergiu-se um novo paradigma que complementa as TICs e as TACs, e que nos traz o entendimento de que as tecnologias não estão apenas disponíveis à educação com um mero transmissor de conhecimento, tampouco como meios de acesso a esse conhecimento, pelos diversos recursos, na formação da aprendizagem. Esse paradigma provém do conceito geral das TICs e que se complementa às TACs, e enfatiza a importância dessas ações tecnológicas no poder de influenciar, de incidir, de desenvolver novas formas de pensar, de criar novas tendências, de desenvolver novos métodos de estudo e aprendizagem, baseado pelo “empoderamento” conferido a seus atores, de determinar sua importância social vinculada a valores, etc.. Ele passou a ser chamado, portanto, de TEP – Tecnologias para o Empoderamento e para Participação. Como exemplo, temos as redes sociais que, além de suportarem dados, informações e conteúdo dos perfis de seus usuários, elas redirecionam sua utilidade para construção, também, de conteúdo válido e útil que vise ao progresso educacional ou profissional que sejam comuns a seus usuários.


CURSOS ONLINE GRATUITOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Acesse o link abaixo para conhecer os cursos oferecidos pela WR Educacional