7 de ago. de 2018

TICS, TACS E TEP: ENTENDA UM POUCO MAIS!

Inicialmente, de forma original, as chamadas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação foram as que trouxeram a abertura para o reconhecimento sobre o surgimento de nova estrutura tecnológica, por meio de vários de seus recursos, que promoveu a facilitação da transmissão e do intercâmbio de informações em qualquer processo comunicacional, principalmente nos de cunho educativo, ao decorrer dos anos seguintes. Elas são um apanhado complexo de ferramentas já consolidadas e disponíveis a quem delas necessitar, para fins diversos. Como exemplo tem o uso da informática na produção de plataformas de ensino (Moodle) como objetivo de criação de redes pessoais de aprendizagem e comunidades de aprendizagem. Logo após, diante da consolidação das TICs, nasceu uma terminologia complementar chamada TAC – Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento, que passou a ser vista como o melhoramento sobre as funções das TICs, definindo quais são os recursos disponíveis, nas diversas plataformas, que podem ser utilizados como meios para propagação de informação e estímulo ao conhecimento.
Trata-se de uma ampliação do conceito e o desenvolvimento do ambiente pessoal de aprendizagem que o indivíduo esteja inserido, no qual lhe são oferecidas todas as ferramentas já consolidas com intuito de permiti-lo conduzir sua própria evolução. Recentemente, emergiu-se um novo paradigma que complementa as TICs e as TACs, e que nos traz o entendimento de que as tecnologias não estão apenas disponíveis à educação com um mero transmissor de conhecimento, tampouco como meios de acesso a esse conhecimento, pelos diversos recursos, na formação da aprendizagem. Esse paradigma provém do conceito geral das TICs e que se complementa às TACs, e enfatiza a importância dessas ações tecnológicas no poder de influenciar, de incidir, de desenvolver novas formas de pensar, de criar novas tendências, de desenvolver novos métodos de estudo e aprendizagem, baseado pelo “empoderamento” conferido a seus atores, de determinar sua importância social vinculada a valores, etc.. Ele passou a ser chamado, portanto, de TEP – Tecnologias para o Empoderamento e para Participação. Como exemplo, temos as redes sociais que, além de suportarem dados, informações e conteúdo dos perfis de seus usuários, elas redirecionam sua utilidade para construção, também, de conteúdo válido e útil que vise ao progresso educacional ou profissional que sejam comuns a seus usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho e/ou comentários!