24 de jul. de 2012

Depois das aulas de fotografia, alunos da zona rural recebem aulas de jornalismo



(Alunos de Aritaguá II em coleta seletiva na Praia do Joia, Ilhéus.
Foto: Lania Roberta Cabral Nascimento)

Nos próximos dias 25 e 26 de julho, os alunos da Escola Nucleada de Aritaguá II, zona rural de Ilhéus, terão aulas téorica e prática sobre jornalismo com Maiama Cardoso, jornalista que integra a equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público da Bahia, em Salvador.


Maiama Cardoso vem a Ilhéus especificamente para auxiliar os alunos de Aritaguá II com o projeto do Eco Teens, um jornal ambiental custeado por infratores ambientais, com a característica maior de elaboração pelo próprio público-alvo, os adolescentes. Sua vinda foi autorizada pela Chefe de Gabinete do Procurador-geral de Justiça, Dr. Márcio Cordeiro Fahel, em apoio ao projeto que vem sendo desenvolvido em Ilhéus, através da 8ª e 11ª Promotorias de Justiça, em conjunto com Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Acompanhamento do Fundeb.


A jornalista do Ministério Público da Bahia, no dia 25 de julho, dará aula teórica sobre termos jornalísticos, como "boneca", "pauta", "mídia", "editorial", e repassará, entre outros conteúdos,  noções sobre a preparação de um jornal, incluindo escolha e preparação das matérias, destaques e legendas.


A diretora da escola, Maria da Glória Santos, organiza o deslocamento dos alunos da zona rural para o Núcleo de Tecnologia Municipal  (NTM), na sede de Ilhéus, para a parte prática das aulas, com preparação de matérias sob a orientação e acompanhamento da  jornalista Maiama Cardoso. A escola Nucleada de Aritaguá II não conta com computadores. 


Na semana passada, os alunos de Aritaguá II tiveram aulas de fotografia dadas pela fotógrafa Karina Passos, que atua como voluntária no projeto.


O jornal Eco Teens será lançado no dia 29 de setembro de 2012. Na edição, será possível apreciar os trabalhos dos alunos de Aritaguá II e seu olhar adolescente como "jornalistas" e "fotógrafos", tratando de temas ambientais. 


O projeto foi acompanhado pelas professoras  Lania Roberta ( Matemática), Lucimara e Débora (Linguagens), que estimularam os alunos em diferentes atividades, incluindo coleta seletiva na praia e visita ao aterro do Itariri, em Ilhéus.