15 de set de 2010

Reportagem sobre o NTM

O Núcleo de Tecnologia Municipal retomou nesta segunda-feira (13) as aulas da quarta turma do curso de informática básica voltado para secretários que atuam na rede municipal de ensino em Ilhéus. A capacitação, que tem 12 horas-aula é ministrada pela monitora Iara Silva Santos e oferece noções básicas de programas como Word, Power Point, Excel e internet Explorer, dentre outros. As aulas já beneficiaram dezenas de profissionais que atuam na educação, mais diretamente nos laboratórios de informática instalados nas escolas da rede municipal.

Além de promover cursos de formação e capacitação dos profissionais da rede municipal da educação, o núcleo tem o objetivo de gerenciar os laboratórios de informática. Este ano já foram oferecidos os cursos de informática básica, Moviemaker e o de ambientação ao programa Linux, configuração presente nas máquinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), que tem como principal função introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública. Cada escola recebe uma quantidade de máquinas que varia de 18 a 34, dependendo do porte da escola.

Os profissionais que atuam diretamente na administração dos 21 laboratórios de Informática já implantados em Ilhéus receberam o curso, “que deve ser agendado pelos diretores de cada escola e tem carga horária de 3h30min”, afirma o coordenador Ailan Oliveira. Todas as 45 unidades escolares do município já foram contempladas com computadores completos como parte do ProInfo. Em Ilhéus, as unidades localizadas na zona rural também integram o projeto e recebem sala de informática com cinco computadores equipados. Ao todo, o município recebeu 643 computadores por parte do ProInfo e mais de 20 laboratórios já foram instalados.

Boa parte das escolas que ainda não recebeu o laboratório de informática passa por readaptação na parte elétrica, com a finalidade de adequar uma de suas salas ao laboratório de informática. Essas e outras melhorias estão sendo executadas através do Programa Dever de Casa, que já beneficiou mais de 40 unidades em Ilhéus. Desenvolvida pelo governo municipal, a iniciativa realiza uma série de melhoras na infraestrutura das escolas.

Nas escolas, muitas dessas salas não recebe apenas computadores, como destaca a secretária de Educação, Lidiney Campos. “Elas estão sendo equipadas com outros suportes tecnológicos, a exemplo de retroprojetores, como forma de otimizar as atividades pedagógicas desenvolvida nas escolas. Além disso, todos os computadores do ProInfo têm acesso à rede mundial de computadores, através do Programa Banda Larga nas Escolas, viabilizado por parceria firmada entre órgãos do governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia”.

Foto:Clodoaldo Ribeiro

FONTE: http://www.ilheus.ba.gov.br/headline.php?n_id=806&u=0\

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho e/ou comentários!